Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Se eu mandasse nisto

Se o mundo anda ao contrário, se as pessoas andam com as ideias trocadas, se as prioridades andam invertidas, se os deuses andam loucos, haja alguém para mandar nisto, por favor.

Se o mundo anda ao contrário, se as pessoas andam com as ideias trocadas, se as prioridades andam invertidas, se os deuses andam loucos, haja alguém para mandar nisto, por favor.

Se eu mandasse nisto

28
Jan18

Analisei um rótulo e assustei-me com a análise.

Eu

Deu-me para isto. Volta e meia dá-me para fazer coisas e para pensar em coisas que nunca me preocuparam e de repente, porque pensei no assunto, tornam-se um caso sério. 

Hoje, o jantar foi silencioso. Não havia motivo nenhum especial para ficarmos em silêncio mas a verdade é que ficamos e, acho que o silêncio e o vazio dos pensamentos, me fez parar a ler o rótulo do frasco de sumo que estava na mesa. 

Tal como fez o António Gedeão na sua Lágrima de Preta, olhei-o de um lado, do outro e de frente. Comecei por ler a lista de ingredientes e o sumo de fruta aparecia em primeiro lugar. Menos mal, se compramos um sumo de fruta, é suposto que tenhamos no frasco, sumo de fruta e não outras porcarias quaisquer. Depois água, depois açúcar, de depois outras coisitas.  Até aqui, sem surpresas. 

Mais abaixo, a indicação de que, no frasco, há pelo menos 50% de sumo de fruta. Menos mal, também. Se a matemática não me falha, significa que no litro de liquido que está no frasco, pelo menos meio litro são de sumo de fruta. 

Como o jantar ainda ia em silêncio e a cabeça ainda não estava a processar nada interessante, virei o frasco e continuei a leitura. 

Do outro lado, em jeito de infografia, está a informação de que, naquele frasco está o sumo de 5 pêssegos. Fez-se o clic. 

5 pêssegos? A menos que a minha "cultura agrícula" esteja em baixa, 5 pêssegos não dão meio litro de sumo. Então como é que ficamos, temos pelo menos meio litro de sumo, ou temos 5 pêssegos? 

Começou a preocupação. Algo não bate certo.

Cheirou-me a história mal contada, mas continuei a leitura do frasco. 

Já não sei se no mesmo lado, ou se num dos outros, a informação da quantidade de açúcar. Surpresa! Pensava eu, que por ser um sumo mais ou menos natural, a quantidade de açúcar era menor. Errado! 79g por cada litro. 79 gramas. 

Rápidamente a cabeça começou a processar. 79 gramas por litro, significa que um garrafão de 5 litros, tem quase 400 g de açúcar e que 1 kg de açúcar pouco mais dá que para 12 litros de sumo. 

É assustador. Isto não é beber sumo, é beber açúcar. 

Pergunto-me, se havia necessidade. Creio que não. 

Não bebi nem mais um bocadinho e, honestamente, fiquei com muito pouca vontade de o voltar a comprar. 

 

Se Eu Mandasse Nisto...

....a composição e a quantidade de açúcar das bebidas (e de outras coisas também) eram passadas a pente fino. E criavam-se limitem bem definidos, para que não andemos a comprar gato por lebre. 

1 comentário

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D