Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Se eu mandasse nisto

Se o mundo anda ao contrário, se as pessoas andam com as ideias trocadas, se as prioridades andam invertidas, se os deuses andam loucos, haja alguém para mandar nisto, por favor.

Se o mundo anda ao contrário, se as pessoas andam com as ideias trocadas, se as prioridades andam invertidas, se os deuses andam loucos, haja alguém para mandar nisto, por favor.

Se eu mandasse nisto

23
Mar19

Cogumelos de Turismo

Eu

Um passeio de fim de semana pelo Alentejo e deparo-me com uma realidade que, se não fosse tão preocupante, quase podia dar um filme cómico. 

O Alentejo é tido como um local de sossego, de gente tranquila, de sol e de sombras, mas se não pusermos travões daqui a uns anos será, também, um local de turismo massificado onde as aldeias se descaracterizaram, as gentes se transformaram e os chaparros perderam a sombra. Os locais de Turismo Rural aparecem na planície como uma espécie infestante de cogumelos. São muitos. Mais que muitos. Estão por todo o lado, quase porta sim, porta sim. Aparecem ao virar de cada esquina e onde menos se espera.

São os Montes X e Y, são as Herdades Z e W, são Casas de Acolhimento G e H. Há de tudo, para todos os gostos e para todas as carteiras. Mas a quantidade começa-me a parecer exagerada. Também aqui o turismo está a entrar de forma descontrolada, sem rei nem roque. Não tarda a que, também aqui, as pessoas sejam convidadas a sair das suas casas porque alugar ao turista rende mais. 

É preciso travar esta espécie antes que dê cabo das espécies autóctones. Aqui, como em muitos outros lados. 

Se Eu Mandasse Nisto...

....Havia regras e limites. Porque portugal é dos portugueses, o alentejo é dos alentejanos e os chaparros precisam de continuar a dar a sua sombra. 

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub