Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Se eu mandasse nisto

Se o mundo anda ao contrário, se as pessoas andam com as ideias trocadas, se as prioridades andam invertidas, se os deuses andam loucos, haja alguém para mandar nisto, por favor.

Se o mundo anda ao contrário, se as pessoas andam com as ideias trocadas, se as prioridades andam invertidas, se os deuses andam loucos, haja alguém para mandar nisto, por favor.

Se eu mandasse nisto

03
Mar18

Desperdício zero: que se comece pelo início.

Eu

Estamos a esgotar recursos a uma velocidade incrível. E por mais que achemos que não, esta fatura ainda vai chegar para que paguemos a conta. E vai ser cara. E vai custar a pagar. 

 

Tento, no meu pequeno mundo caseiro, desperdiçar o mínimo possível e contribuir o mínimo possível para este consumo exagerado de matérias primas. Faço, aquilo que acho que a maioria das pessoas faz. Ou se não faz, devia fazer, porque não custa assim tanto. É a reciclagem, é o aproveitamento de embalagens para outros fins, é a redução do uso de sacos de papel e de plástico, é o aproveitamento das águas de lavagem de legumes para a rega dos vasos....

Faço isto e mais algumas pequenas coisas, mas parece-me que seria interessante se as pessoas responsáveis pelas embalagens, nas unidades industriais, fizessem também alguma coisa. 

Irrito-me um bocadinho quando vejo que para comprar 4 iogurtes, tenho de trazer o papel que os envolve e se forem dos líquidos ainda tenho de trazer a tampa de plástico por cima do papel de alumínio que cobre a garrafa. Chateia-me que os chocolates e os rebuçados não se vendam avulso como se fazia antigamente, e agora venham enfiados numa embalagem de plástico e os que os cereais para o leite precisem de trazer uma embalagem de plástico dentro de uma caixa de cartão. Aborrece-me que um chouriço tenha uma embalagem maior que ele, que as maçãs venham enfiadas em "caminhas" de plástico, que as uvas sejam vendidas dentro de sacos, que a papaia chegue acolchoada e que as bananas da Madeira venham embaladas em pacotes de 4 ou 5 bananas. 

Uma lista que não termina e que por mais que eu me esforce, e que a meu vizinho do lado se esforce, só contribui, em muito, para que o desperdício seja muito mais do que era suposto. 

Para reduzir o desperdício à séria, é necessário começar pelo início. 

 

Se Eu Mandasse Nisto....

..... em casa reciclava-se, reaproveitava-se e reutilizava-se. E nas empresas reduziam-se as embalagens porque não há necessidade de haver tanto plástico e tanto papel à volta de tudo. 

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D