Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Se eu mandasse nisto

Se o mundo anda ao contrário, se as pessoas andam com as ideias trocadas, se as prioridades andam invertidas, se os deuses andam loucos, haja alguém para mandar nisto, por favor.

Se o mundo anda ao contrário, se as pessoas andam com as ideias trocadas, se as prioridades andam invertidas, se os deuses andam loucos, haja alguém para mandar nisto, por favor.

Se eu mandasse nisto

03
Jan18

Fiz a primária de pantufas.

Eu

Fiz a escola primária na aldeia, numa escola pequenina, com poucos alunos, mas onde dava gozo estar e onde era bom aprender. Como muitos meninos vinham a pé para a escola (naquela altura os pais não deixavam os filhos, de carro, à porta)  e, nos dias de chuva, chegavam com os pés encharcados a professora decidiu que todos teriam na escola um par de pantufas. Na entrada, nos cabides identificados com o nome de cada um, lá ficava o saquinho que guardava o calçado extra. E o ritual repetia-se todos os dias nas mesmas horas. Antes de entrar para sala de aula, todos os meninos se sentavam no chão a trocar os sapatos pelas pantufas e na hora do intervalo, a trocar as pantufas pelos sapatos e depois novamente os sapatos pelas pantufas. Pode parecer estranho, mas a troca era feita rapidamente e ao fim de uns dias já toda a gente fazia aquilo como se fosse a coisa mais normal do mundo. 

Não conheço nenhuma outra escola onde se tenha feito, ou se faça, o mesmo, mas garanto que aquelas horas todas, eram passadas de uma forma muito mais confortável. Sempre quentinho e sempre com um ar de "casa". Sabia bem, muito bem. 

Nos dias mais frios, era distribuída pelos meninos a tarefa de levar lenha de casa, e nesses dias, para além das pantufas, tínhamos também a lareira acesa. Ninguém falhava na sua missão porque, inconscientemente, sabíamos que era muito melhor assim. 

Passei 4 anos de escola primária, sempre de pantufas. 

 

----

 

Hoje começou  o 2º período e, tirando as pautas afixadas em alguns corredores ou em algumas janelas, está tudo na mesma nas escolas. 

Apesar do Sr Ministro já ter vindo dizer que as verbas foram disponibilizadas, e até podem ter sido, o certo é que a maioria das escolas continua a não reunir as condições necessárias para que os alunos aprendam e tenham vontade de aprender. As salas são geladas. Aquecimento é uma coisa que não existe na maioria das escolas e mesmo quando existe o velhinho aquecedor a óleo, não chega para aquecer uma sala e garantir que os alunos estão confortáveis. Todos anseiam a hora de sair dali para um sítio mais quente e mais acolhedor. 

 

Não digo que levem pantufas, não quero que se acendam lareiras, mas gostava que os governantes percebessem que se aprende muito melhor quando se está bem.

 

Se Eu Mandasse Nisto...

....Investia-se nas escolas. Um investimento sem o dedo do Parque Escolar, mas um investimento sério e responsável, que criasse mais e melhores condições. 

 

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D