Fui ao hospital e acabei num episódio da Doutora Brinquedos.
Uma tosse chata anda a fazer-me companhia há uns dias, mas hoje acordei com expetoração ensanguentada. Liguei para a linha de saúde 24 e, por indicação deles, dirigi-me ao hospital.
Triagem rápida, pulseira verde e a indicação de iria fazer um eletrocardiograma. Não percebi o porquê, mas pareceu-me um procedimento de rotina. Espera no SUVA, foi a indicação que me deram.
Fiquei a saber que era o serviço de urgências para senhas verdes e azuis. Certo!
Dirigi-me então para o tal SUVA que não era mais que uma sala de espera e uns consultórios improvisados num contentor, onde havia mais gente à espera do que as cadeiras disponíveis.
Duas horas e meia depois, chamam por mim para a consulta. A médica não percebe o porquê de vir com a indicação para fazer um eletrocardiograma (nem eu) mas ainda assim, manda fazer. Pergunta-me o que me disseram na linha de saúde 24 e respondi-lhe que me tinham dito que talvez fosse melhor fazer um RX. Pois então, que se faça! Auscultação rápida e aí vou eu.
Eletrocardiograma feito. Rx feito. Recebo a indicação para ir à sala de enfermagem. Vou lá ter e recebo de presente umas "bombadas" de um bronquiodilatador e uma injeção de hidrocortizona. (Não fiquei contente. Não gosto de agulhas e não estava nada a contar com esta prenda).
Agora é só esperar.
E esperar.
E esperar.
E esperar.
Mais de duas horas passadas e oiço novamente o meu nome para ir à consulta para a reavaliação final. Eletrocardiograma sem nada a assinalar. Rx aparentemente sem nada, mas .....
.....Talvez seja melhor ir ao médico de família para fazer mais exames e fazer um despiste de tuberculose!
COMO?
....Talvez seja melhor ir prestando atenção aos sintomas e talvez seja melhor ir ao médico de família para fazer mais exames.
.....e já agora onde é que tem o casaco?
QUAL CASACO?
....o seu casaco para tapar a zona do pescoço e do peito?
NÃO TENHO CASACO! NÃO USO CASACOS QUE ME TAPEM A ZONA DO PEITO:
...mas está tempo para usar casacos!
MAS EU NÃO USO.
....Nesse caso não merece que lhe receite nada!
Nesta altura, há mais de 6 horas no hospital, já não sei se estou no hospital ou num episódio da Doutora Brinquedos, mas quer-me parecer que é a segunda hipótese e que a qualquer altura pode entrar o boneco de neve ou a enfermeira hipopótamo.
Acabo por sair da consulta com uma receita. Um pó para tosse. Um bronquiodilatador para fazer em SOS. Umas vitaminas (Não sei porquê). E uma "cena" qualquer de magnésio (também não sei porquê).
Fantástico! Um dia passado na urgência, uma tosse que não me deixa, uma expetoração que não muda de cor e é isto.
Se Eu Mandasse Nisto...
.... Punham-se os pontos no is. É que uns brincam ao médicos, mas os outros não estão a brincar aos doentes.