Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Se eu mandasse nisto

Se o mundo anda ao contrário, se as pessoas andam com as ideias trocadas, se as prioridades andam invertidas, se os deuses andam loucos, haja alguém para mandar nisto, por favor.

Se o mundo anda ao contrário, se as pessoas andam com as ideias trocadas, se as prioridades andam invertidas, se os deuses andam loucos, haja alguém para mandar nisto, por favor.

Se eu mandasse nisto

28
Out17

Gostavam de ir ao museu da escola?

Eu

Talvez não seja do conhecimento da maioria das pessoas, mas algumas das nossas escolas têm um museu, ou quase.

 

Só em Lisboa são alguns.

Na escola Secundária de Pedro Nunes o antigo laboratório Rómulo de Carvalho foi transformado num museu, com o mesmo nome. Lá dentro estão muitos instrumentos usados nas aulas de física, alguns deles construídos pelo próprio Rómulo de Carvalho.

No velho Liceu Camões também há um espaço de museu. Ali a  coleção é extensa. É possível encontrar animais embalsamados, alguns exemplares da coleção de Brendel, uma coleção de modelos de botânica,  feitos em papel maché, com uma  elevada precisão científica e também um herbário vindo diretamente da ilha do Príncipe.

No Colégio Militar, há mais um museu. Animais embalsamados (crocodilos, leopardos, tartarugas), uma das maiores coleções de Brendel do país, um esqueleto de hipopótamo e uma enorme coleção de minerais fazem parte do espólio.

 

Fazendo uma pesquisa rápida, podemos ver que no país todo há mais algumas escolas com museus.  Estes museus, guardam autenticas preciosidades,  mas têm todos, ou quase todos, o mesmo problema. Estão fechados!

 

Por isso, apesar de ser fim de semana, do tempo estar bom e de haver vontade, não vai ser possível visitar nenhum. Lamento!

 

Se Eu Mandasse Nisto....

...recuperava-se uma das muitas escolas antigas que estão fechadas e criava-se um Museu Escolar que albergasse todas estas coleções e que fosse visitável por todos.

 

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D