O que calça o vizinho de cima?
Tem de ser. Com estas coisas não se pode brincar e ter um vizinho de cima que não calça os sapatos certos para ter em casa pode ser uma grande dor de cabeça. A pergunta tem de ser respondida antes de se comprar uma casa.
Os vendedores de imóveis e as agências imobiliárias devem incluir, na lista de informações sobre as casas, o tipo de sapatos que usa o proprietário do andar de cima. Não há nada mais irritante do que estar em casa e ouvir o toc toc dos saltos da vizinha ou o sapateado do vizinho do andar de cima.
Assim, sugiro que ao lado da indicação do número de quartos, das áreas, do tipo de imóvel, apareça também um quadradinho que indique o que calça o vizinho de cima. E se o vizinho de cima andar 20 horas do dia de saltos altos, a casa até pode ter uma bela área, um bom preço e uma excelente vista, mas é um péssimo negócio.
Confesso que os sapatos dos meus vizinhos têm ocupado algum tempo dos meus pensamentos. Não cabe na minha cabeça como é que alguém chega a casa e se mantém durante horas, e até altas horas, de sapatos altos calçados. Será que não têm os pés cansados? Dores de costas? Vontade de descer à altura normal? Qualquer coisa que os faça descalçar, ou calçar umas pantufas fofas e silenciosas. Não é que o barulho seja muito, mas aquele toc toc toc a passear de divisão em divisão é um barulho que entra para o cérebro. Que fica ali, colado aos neurónios, e não dá para desligar. E enerva! E quanto mais tarde fica, mais se ouve e mais enerva.
Se Eu Mandasse Nisto...
...as casas vinham equipadas com Ar Condicionado, domótica e pantufas. Isso, ou tampões para os ouvidos.