Os meus desejos de Natal
Que todos, mas mesmo todos, se reúnam com a família para passarem uma noite de Natal em paz e com toda a alegria do mundo. Que ponham de lado os problemas, que cheguem para lá as dores e as doenças, que encontrem o aconchego e o carinho que é suposto encontrar nesta noite. (Nas outras também, mas esta é especial)
Não posso deixar de dizer, ou escrever, que a família não é necessariamente aquele conjunto de pessoas que partilha os mesmos genes. São também todos aqueles que desafiaram a genética e se tornaram tão especiais e únicos que passaram a ser família. No meu caso, tenho muitos que sendo família nunca o foram, e que portanto, hoje e amanhã continuarão sem o ser e tenho outros, tantos ou mais, que embora nunca tenham sido, são da família há muitos anos.
Deixo também umas letras para todos aqueles que, por motivos vários, estes ano não reunirão as famílias - penso em toda aquela gente que perdeu familiares e amigos nos incêndios do verão, penso no Manel, que vai ficar na instituição que o acolheu, penso nas pessoas a quem a vida passou a perna e se encontram sozinhos, nos emigrantes que não podem vir nesta altura, penso em tanto outros..... - que encontrem neste Natal a paz e a capacidade de enfrentar a vida com um sorriso e que encontrem as pessoas, que mais tarde ou mais cedo passarão, não a ocupar o lugar dos outros, mas a ocupar um lugar, diferente, mas importante.
Que se reúnam as famílias.
Se Eu Mandasse Nisto...
.... todos, mas mesmo todos, mesmo os que não se portaram muito bem, teriam um Bom Natal.